quarta-feira, 28 de março de 2007

Pescadores encontram filhote de peixe-boi

Encontrado mais um filhote de peixe-boi na região. O animal que existe há milhões de anos está ameaçado de extinção. O filhote de peixe-boi aparenta ter entre 4 a 6 meses de vida, com peso abaixo de sua média foi capturado na comunidade Pedra Branca a aproximadamente a 50 km de Santarém.
Não se sabe quanto tempo o filhote ficou sozinho na natureza os ribeirinhos informaram ao Conselho Nacional do Seringueiros (CNS) e após uma operação de resgate em conjunto com Ibama - Centro de Mamíferos Aquáticos e Centro Agroestrativista da Amazônia (Caam);ele foi trazido com urgência para o projeto peixe-boi onde recebe tratamento adequado.
O filhote de peixe-boi é o "Pedra Branca", ele recebeu este nome a pedido dos ribeirinhos da comunidade onde ele foi encontrado. Ele esta no Conselho Nacional dos Seringueiros única instiuição no Estado que se responsabiliza pelos filhotes que são encontrados órfãos na natureza.
O projeto existe desde 2002, nesse tempo nove expedições de conscientização foram realizadas percorrendo as comunidades ribeirinhas e os resultados começam a aparecer. Em março de 2006 foi trazida uma fêmea que ainda tinha vestígios do cordão umbilical.
Foi reencontrada também a antiga mascote do projeto. Em sua biometria mais recente estava com 38 kg e medindo 1metro 22 centímetros. As metas do projeto seriam entregar estes animais para natureza quando estiverem adultos, mas a realidade ainda é diferente, o processo de readaptação do animal é delicado e eles acabam ficando dóceis e se acostumando com a alimentação fácil.
Cassiélle Rangel

Nenhum comentário: