quinta-feira, 17 de maio de 2007

Dia Internacional do Museu não é esquecido

A Prefeitura de Santarém, através da Coordenadoria Municipal de Cultura (MC) vai realizar, a partir das 8h00, no Centro Cultural João Fona, uma programação em comemoração ao Dia Internacional do Museu. Aos presentes, será oferecido um café da manhã regional, seguido de uma visita às salas e da abertura de uma exposição de artes plásticas.
Até domingo, 20, o Centro Cultural João Fona ficará aberto à visitação pública em horário excepcional: de 8h00 às 17h00.
Histórico do Museu de Santarém
Com arquitetura colonial brasileira, o prédio que abriga o Centro Cultural João Fona (Museu de Santarém), foi inaugurado em 1868. Já foi utilizado como Intendência Municipal do Júri, Fórum de Justiça, Cadeia Pública, Câmara Municipal e Prefeitura de Santarém, até 1990.
No museu, estão abrigadas peças arqueológicas da Cerâmica Santarém (Tupaiú), artefatos indígenas, objetos que recordam a cultura negra e peças dos primeiros povos da Amazônia, que datam aproximadamente de 6 a 11 mil anos, segundo a arqueóloga americana Anna Roosevelt.
Para a Prefeita Maria do Carmo, não deixar a data passar em branco é manter viva nossa história sempre viva: “O Centro Cultural João Fona está a serviço da sociedade santarena e do nosso desenvolvimento. Trabalhamos comprometidos para que ele seja elemento importante de investigação, documentação, comunicação e preservação cultural com a intenção de estarmos sempre construindo a identidade da nossa gente e da nossa cidade”, disse.

Nenhum comentário: