terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Sede da APAE é inaugurada em Itaituba


A inauguração da sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itaituba aconteceu na manhã desta segunda feira, 11, e foi prestigiada por autoridades do município, professores pais e alunos que conheceram a nova estrutura da instituição.


A nova sede possui grande área construída e mais terreno para ampliação de acordo com a necessidade da instituição. Na construção do prédio foi aplicado design moderno, engenharia de fino acabamento, totalmente padronizada, para atender seus alunos; oferecendo conforto e segurança ao corpo docente e discente. Além de bonita, a estrutura física está equipada com o que há melhor para o ensino dos excepcionais, salas adequadas para fisioterapias, espaço para capacitação profissional; salas de reforço escolar; sala com equipamentos de estimulação; enfim, 12 salas de aulas; de um total de 29 dependências.


Por mais de uma década a instituição funciona em Itaituba, mas não tinha sua sede própria. Por muitos anos o trabalho era feitos apenas com a força de vontade da população, principalmente empresários sensibilizados com a causa. O casal Francisco e Rita Trentino, tem destaque nesta história por serem as colunas e baluartes da entidade em Itaituba. É importante ressaltar que durante o tempo de funcionamento da APAE em Itaituba somente na administração do ex-prefeito Wirland Freire, que o casal Francisco e Rita conseguiram um convênio com a prefeitura municipal para ajuda de manutenção da instituição. O repasse seria para acompanhamento médico, transporte e alimentação.

A D'Gold (Compradora de Ouro) do senhor Francisco Trentino é a empresa mantenedora da APAE em Itaituba, e com apoio de outras, como ITACIMPASA, (NASSAU) SERABI Mineração, IBAMA e o Deputado Estadual Gabriel Guerreiro, contribuíram de maneira satisfatória para a conclusão da sede da APAE/Itaituba.De acordo com o empresário Francisco Trentino, Presidente da entidade, "Estamos felizes e realizados com a conclusão deste prédio, que com certeza vai ser de grande bênção para as famílias dos excepcionais. Agradeço a todos que nos ajudaram, e estamos dispostos a continuar fazendo a nossa parte para o bem dos excepcionais de Itaituba".Segundo Dirceu Frederico, "a tarefa de doar, as vezes é encarada como um empecilho para o crescimento de empresas, mais nos últimos anos notamos que colaborar com a APAE nos rendeu uma sensação de contribuição com a sociedade que compensa qualquer investimento".No ano de 2005 profissionais de imprensa realizaram uma campanha para angariar recursos, a fim de contribuir com a construção da sede da APAE; na época a sociedade colaborou e muito com esse grande projeto da direção da APAE.


Francisco Trentino acrescentou que considera a inauguração da sede, "uma grande conquista para município e para todos aqueles que de alguma forma contribuíram para esta conquista, que veio depois de muito tempo de espera e muito esforço de todos". Trentino agradeceu a cada empresário e cidadão que de alguma forma se fez presente neste investimento garantindo a melhoria da qualidade de vida de muitos excepcionais. Todos os presentes na cerimônia destacaram o papel social que APAE desempenha em Itaituba e elogiaram o trabalho árduo da coordenação para melhorar a cada dia o serviço prestado as crianças portadoras de necessidades especiais.Representando o prefeito Roselito Soares, a vice Antonieta Lima disse que agora que a nova sede está funcionando, o desafio agora é mantê-la e cada vez melhor. Antonieta destacou que todos devem colaborar.


A APAE/Itaituba, atende hoje 145 alunos e a previsão é aumentar para 200 até o mês de julho desse ano. A entidade conta com um quadro de 27 funcionários efetivos e mais voluntários, que de segunda à sexta-feira, se dispõem a colaborar com o trabalho da APAE.Segundo Rita Lima, diretora da APAE, "a entidade aguarda a vinda de ônibus doado pela ITACIMPASA para o transporte dos alunos, e o nosso sonho será totalmente realizado, quando estivermos com a nossa quadra e piscina concluída".

Nenhum comentário: