segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Pontes: Maior empecilho para o tráfego na BR-163




Que a rodovia BR-163 no trecho entre Santarém/PA e Guarantã do Norte/MT está em péssimas condições, isso não é novidade pra ninguém, no entanto, o que intriga os usuários são as surpresas desagradáveis do dia-a-dia para quem trafega pela rodovia. O trecho de chão tem aproximadamente 900 quilômetros e cerca de 130 pontes. Com exceção de três construídas de concreto, todas são pontes tipo "pinguela" construídas em madeira em sua grande maioria, sem condições de trafegabilidade. Além de quebradas, na saída ou entrada das mesmas, com as chuvas, a terra cedeu ou está cedendo, podendo a qualquer momento paralisar o tráfego.

Outro perigo constante é que a maioria dessas pontes estão fora do eixo da rodovia, ou seja, a ponte torna-se uma espécie de desvio da estrada e com a umidade o solo fica liso, se o motorista não estiver atento, com o solo liso, não consegue brecar e seguir o desvio, acabam passando direto vindo a cair na ribanceira ou no rio. Somente na semana passada ocorreram quatro acidentes devido as péssimas condições das pontes.

Sábado, 3/02, por volta de 00:30hs, um ônibus da empresa Real Norte caiu no rio, próximo a comunidade Santa Luzia, ao tentar passar numa ponte, que ficava fora do eixo da rodovia. O motorista não conseguiu controlar o veiculo, além da pouca visibilidade, o solo estava liso, e o carro não obedeceu ao sistema de freio. No acidente duas pessoas tiveram ferimentos graves e as demais ficaram muito assustadas.

Na quinta-feira, 7/02, pela manhã um ônibus que faz a linha entre a comunidade Campo Verde e a sede do município de Itaituba, bem como, uma carreta caiu no Rio Itapacurazinho, no km 25. Com a força da água, a terra da "cabeça" da ponte cedeu. Cedo da manhã, com pouca visibilidade, os motoristas não viram o buraco e acabaram caindo na cabeça da ponte. A maioria dos motoristas estavam revoltados porque até no sábado, 10, nenhuma providência foi tomada, embora o chefe do DNIT tenha acompanhado de perto as condições da ponte.

Os motoristas improvisaram algumas pranchas e colocaram sobre o buraco e assim conseguiram passar, mas durante dois dias algumas carretas aguardavam secar o solo para poderem passar. No entanto, os motoristas alertam que para atravessar é necessário muito cuidado.

Ainda no último sábado, por volta de 2:00h da manhã um ônibus da empresa Ouro e Prata que faz a linha entre Santarém e Cuiabá/MT, ao passar em uma ponte, no km 85 da rodovia Transamazônica, trecho entre Santarém e Itaituba, a mesma quebrou. "Por sorte caiu somente a frente do ônibus, senão seria uma tragédia". O ônibus estava lotado, a maioria dos passageiros estavam dormindo no momento do acidente. "Mas o susto foi grande" afirmou um dos passageiros.

Com a destruição parcial da ponte, os demais ônibus e veiculos que também trafegavam na rodovia foram impedidos de continuar a viagem. Após a retirada do ônibus, os motoristas, mais uma vez improvisaram madeiras para poder atravessar. Contudo, alertam, "a qualquer momento essa ponte vai desabar".

Em contato com a nossa reportagem, o senhor Roberto, um dos diretores da Empresa Verde Amarelo, que faz linha entre Santarém, Itaituba e Novo Progresso, disse que, "devido as condições das pontes, nós deixamos dois ônibus de reserva para atender eventuais problemas. Se for necessário faremos baldeação, mas o importante é atender os nossos passageiros".

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