terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Hemopa continua campanha de doação no Carnaval

“No carnaval, a melhor festa é a vida. Doe Sangue”. Este é o tema da campanha de doação de sangue que o Hemopa realiza desde o dia 08 até o 15 de fevereiro. Nos primeiros três dias de campanha, o hemocentro não conseguiu atingir a meta diária de 400 coletas. Até o sábado passado, houve o comparecimento de 831 doadores, que corresponde a uma média de 277 bolsas de sangue/dia. No dia 08, houve registro de 324 doadores; no dia 09, 336; e no dia 10, 171. Os doadores do período estão recebendo kit com camisetas, preservativos e material educativo.
A ação tem a finalidade de assegurar atendimento das solicitações transfusionais da rede hospitalar pública e privada da capital, durante o feriadão de carnaval, quando normalmente a demanda aumenta em torno de 15%. Daí, a necessidade de desenvolvimento de ações estratégicas para atrair a atenção da população apta a doar sangue. Somente na capital, o Hemopa tem a responsabilidade de garantir abastecimento de aproximadamente 85 casas de saúde.
A campanha está sendo desenvolvida, simultaneamente, nos municípios de Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Tucuruí, Redenção Abaetetuba e Capanema, onde começou no dia 10 e se estenderá até o dia 16.
Para a gerente da Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, o comparecimento deverá aumentar a partir desta semana, devido a divulgação da campanha nos meios de comunicação. “Temos apoio da mídia que é um dos nossos principais parceiros para disseminação de informações corretas sobre o ato da coleta, além de gerar estímulo à doação”, comentou, ressaltando que a doação de sangue não é fator de impedimento para diversão. Quem doar sangue pela manhã, por exemplo, pode se divertir à noite, com moderação. “Só não pode ingerir bebida alcóolica 24 horas antes da doação”, explicou, sugerindo ao folião passar no Hemopa e efetuar sua doação de sangue, antes de cair na folia.
Quem pode doar sangue:
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. O candidato passa por uma triagem clínica, que vai provar ou não a doação.
Com a doação são realizados exames para Sífilis, Doença de Chagas, HIV, Hepatites, HTLV I e II, além da tipagem sanguínea. O resultado é enviado para residência do doador num prazo de até 30 dias.
Serviço:
A Fundação Hemopa funciona para coleta de sangue de 2ª a sábado, de 7h30 às 18h. O hemocentro fica na travessa Padre Eutíquio, 2109, com Caripunas e Serzedelo Correa. Maiores Informações: 242.9100. Site: www.hemopa.pa.gov.br.

Nenhum comentário: