Devido ao período de chuvas intensas na região os vendedores da feira localizada no bairro do aeroporto velho temem os prejuízos ocasionados com as chuvas. A falta de uma área coberta ameaça as vendas.
Segundo os trabalhadores todos os transtornos no local podem ser resolvidos com a construção de uma cobertura. A feirante Edivalda Menezes Maia trabalha na feira desde a inauguração do espaço, há 23 anos. Ela disse a reportagem que sempre enfrentou problemas neste período por causa das chuvas e os prejuízos são impossíveis de serem evitados. Para amenizar a situação ela providenciou uma lona, porém a medida não foi suficiente para proteger seus produtos de estragarem.
A situação preocupa quem depende da vendas na feira para garantir o sustento da família. De acordo com da vendedora Maria Damiana de Jesus, a situação é mais complicada. Sem cobertura, nos dias de chuva ela conta com o apoio dos colegas de trabalho. Prevendo as perdas por causa do período, os feirantes cobram providências preventivas e emergenciais.
O presidente da associação de produtores rurais de Santarém, Antonio Valdir Rocha, informou que existe um projeto aprovado pelo governo federal, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para a construção de uma cobertura da feira do produtor rural. Uma verba de duzentos e setenta mil reais já foi liberada para a caixa econômica federal, mas o projeto ainda precisa ser reformulado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário