sexta-feira, 6 de julho de 2007

Deputada quer Itaituba como estância turística

Foto: Júnior/Foto RI
Que o município de Itaituba, localizado no extremo Oeste do Pará, seja transformado em estância turística e tenha, com esse reconhecimento oficial, mais facilidades na captação de recursos públicos e privados que incentivem o desenvolvimento do ecoturismo. É isso o que propõe a deputada estadual Josefina Carmo (PMDB), através de projeto de lei apresentado à Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), no dia 28 de junho passado.
A proposta já começou a tramitar na Casa, sendo inicialmente encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para as primeiras análises. “Itaituba é detentor de um expressivo conjunto de atrativos históricos, artísticos, naturais e paisagísticos, possuindo, ainda, boa infra-estrutura de serviços que propicia condições satisfatórias de vida aos seus moradores e a todos quantos o visitam”, afirmou a deputada na justificativa ao projeto.
Entre os mais importantes atrativos turísticos de Itaituba, Josefina citou o rio Tapajós e suas ilhas, paranás, corredeiras e praias, o Parque Nacional da Amazônia (Parna), uma unidade de conservação de um milhão de hectares, e a produção artesanal de jóias em ouro e pedras semipreciosas, além de sítios arqueológicos e locais excelentes para a pesca esportiva. A deputada também incluiu entre esses atrativos as belas cavernas de calcário localizadas no vizinho município de Aveiro, com acesso pelos rios Tapajós e Cupari ou por estrada, indispensáveis nos programas turísticos oferecidos àqueles que hoje visitam o município.
Agência Amazônia
O Liberal

Nenhum comentário: