quinta-feira, 5 de julho de 2007

Aprovado plebiscito para Carajás

Os separatistas – aqueles que defendem o Pará retalhado – conseguiram uma vitória, ontem (04) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que aprovou por unanimidade a realização de um plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás, nas regiões sul e sudeste do Estado. Por unanimidade, a CCJ aprovou o relatório do senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) sobre projeto do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) criando o Estado de Carajás.
Nenhum parlamentar paraense aparece na autoria do projeto separatista, embora os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Asdrúbal Bentes (PMDB) tenham articulado desde cedo a aprovação do plebiscito em todo o Estado. Além destes, apóiam a divisão do Pará com a criação do Estado de Carajás os deputados Bel Mesquita (PMDB), Zequinha Marinho (PMDB) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB). Os parlamentares separatistas esperam agora que o projeto seja aprovado no plenário do Senado para seguir à Câmara dos Deputados.

Na Câmara, a propósito, repousa há quase cinco anos o plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós – uma reivindicação centenária – sem que haja qualquer perspectiva de o projeto que assegura o plebiscito, em todas as regiões do Estado, vá à votação.

Nenhum comentário: