quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Farmácias vedem remédio controlado sem receita médica

Algumas farmá­cias de Santarém, vendem livremente remé­dios controlados, os populares 'tarja preta'. Esses medicamentos só podem ser comercializados mediante receita mé­dica segundo determinação do Ministé­rio da Saú­de. Mas essa regulamentação é ignorada por atendentes e gerentes das drogarias da cidade.
O comércio desses medicamentos deveria ser fiscalizado e acompanhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitá­ria (Anvisa), através de registros feitos pelos farmacêuticos, e depois encaminhados ao órgão, que manteria o controle. No entanto, em algumas drogarias não é o procedimento mais comum. Em um rá­pido levantamento feito pela reportagem, constatamos que a venda de medicamentos de tarja preta acontece naturalmente.
Em entrevista, um farmacêutico, que preferiu não ser identificado, revelou que a procura por remé­dios controlados é muito grande, principalmente sem receita. Entre os que mais procuram estão jovens e adultos, destacando a procura do Roypnol, medicamento que deveria ser usado para tratamento de insô­nia, no entanto os jovens costumam usá-lo para efeitos anesté­sicos.
Remé­dios com tarja preta também causam dependência quí­mica, além de que pacientes 'sadios' que os utilizam podem desenvolver a patologia para o qual o remé­dio é destinado. 'Existe uma sé­rie de riscos eminentes para aqueles que o utilizam de forma irregular, por se tratar de remé­dios com composições muito fortes', disse o farmacêutico. Ele forneceu uma lista com os nomes dos medicamentos mais procurados.
Informou-nos também, que o correto para o armazenamento desses medicamentos seria um local separado da farmá­cia, trancado e restrito a alguns funcioná­rios, o que segundo ele não acontece.
Agência Amazônia

Um comentário:

Victor disse...

Por favor, vc poderia informar quais são as drogarias que adotam esta conduta ilegal?
Obrigado!