sexta-feira, 27 de julho de 2007

Inscrições do ProJovem são prorrogadas

Brasil
As inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) na cidade de Belém (PA) e em todas as outras capitais foram prorrogadas até o dia 12 de agosto. Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 722 7777. Serão oferecidas 4.140 vagas na capital. Em todo o Brasil, serão 87 mil novas vagas.

O programa oferece aos jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante doze meses, eles têm aulas das disciplinas do Ensino Fundamental, língua inglesa e informática básica, além de qualificação profissional em nível de formação inicial. Nesse período, também desenvolvem ações comunitárias. Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os jovens recebem certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.

Cada turma do ProJovem é formada por, no máximo, 30 alunos. Cinco turmas constituem um núcleo e oito núcleos compõem uma Estação Juventude, que funciona como um ponto de encontro para a realização das atividades de integração, cultura e lazer. No Pará, o ProJovem já possui 6.610 alunos matriculados, sendo 4.839 em Belém. Muitos já concluíram o curso. Em todo o país, são cerca de 176 mil beneficiados. Para realizar a inscrição, o aluno deverá ligar para 0800 722 7777 e informar a cidade, o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço completo e CEP. Após a inscrição, o aluno deverá fazer a matrícula. As aulas terão início em setembro.

Gestão - O ProJovem foi criado em fevereiro de 2005, com o objetivo de elevar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. No âmbito do Governo Federal, o ProJovem é executado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os Ministérios da Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No âmbito local, o ProJovem é implementado em conjunto com a prefeitura municipal.


O Governo Federal é responsável pelo pagamento da bolsa aos alunos; pelo salário dos professores, assistentes sociais, orientadores, educadores profissionais e gestores; pela produção e distribuição do material didático; pela aquisição dos computadores e impressoras para os laboratórios de informática, pela formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com o programa e pelo lanche fornecido aos alunos As prefeituras entram com o espaço físico para o funcionamento integral do programa, material de consumo, acervo para bibliotecas e equipamentos multimídia para as estações juventude, salas adequadas para a instalação dos laboratórios de informática, além de serem responsáveis pela gestão do programa no plano municipal

Nenhum comentário: