terça-feira, 24 de julho de 2007

Festival Folclórico de Juruti deve atrair 30 mil pessoas

Juruti
Alailson Muniz/Agência Amazônia
Música e muita animação invadem o município de Juruti em julho, durante os preparativos e apresentações do Festival Folclórico das Tribos, o Festribal. O evento, que acontece há 13 anos na cidade, sempre no último final de semana do mês, relembra rituais dos índios que habitaram a região. Nas ruas e casas, de um lado as cores azul e vermelho, da tribo Muirapinima; de outro, as cores vermelho e amarelo, da tribo Mundurukus. Este ano, a realização da prefeitura de Juruti tem apoio do Governo do Estado e da Alcoa, que está implantando no município uma mina de bauxita, dos maiores projetos de mineração do País. A festa começa no dia 26 e prossegue até o dia 28 para um público estimado em 30 mil pessoas.
Desde o início do mês, dançarinos, coreógrafos, torcedores e simpatizantes do Festribal têm um encontro marcado nos locais de ensaios das duas tribos. A tribo Mundurukus reúne sua galera no Universo Mundurukus. Já a Muirapinima ensaia na Ocara Muirá. Este ano, a tribo vermelha e azul vai apresentar o tema 'Celebração Indígena', ressaltando crença e costumes dos índios que povoaram a região. Já a tribo vermelha e amarela apresentará o tema 'Amazônia, Cunhantã dos Olhos do Mundo', sobre a exploração sustentável da região.
A aposentada Silvéria Cruz de Sousa, 86 anos, conhecida com 'dona Piquixita', é voluntária do festival desde 1993, preparando o seu famoso caribé (mingau de farinha fina) para quem trabalha na produção da tribo Mundurukus. 'Dáforça para eles agüentarem a noite de trabalho', diz ela. Por conta da saúde frágil, dona Piquixita não pode acompanhar o desfile, mas é representada pelos filhos e netos. 'Fico escutando no rádio e torcendo só com o coração'.
Entre os Muirapinimas não é diferente. A professora Sebastiana Picanço, uma das fundadoras da tribo, conta com orgulho como iniciou os trabalhos, dois anos depois do início do festival. 'Fazíamos mutirões e festas, mas tudo com gosto e alegria. Era muito bonito'. A dedicação foi repassada aos filhos, que hoje dividem com ela as emoções de ver a tribo entrar na arena.A estrutura do Festribal cresce a cada ano. Se antes se trabalhava com recursos mínimos e muito improviso, hoje a dimensão é muito maior, em função dos patrocínios e apoios de empresas e instituições. Esse é o terceiro ano consecutivo em que a Alcoa patrocina a festa.

Nenhum comentário: