segunda-feira, 11 de junho de 2007

Você fala demais Aderbal!!!

*Dayan Serique
Em entrevista concedida ao telejornal da RedeTV, os empresários Valmir Climaco de Aguiar, pré-candidato a prefeito de Itaituba e Wilmar Freire, presidente do diretório municipal do PMDB, protagonizaram uma grande gafe política, dando origem a uma crise sem precedentes dentro da legenda. Na questão política, tudo que se fala pode ganhar dimensões astronômicas. Essa regra que parece ser banal, foi desrespeitada por ambos, que por insistência e ousadia do repórter Diego Mota, que os provocava a toda hora e com isso fez Valmir Climaco e Wilmar Freire, abrirem o verbo e externarem a grande fissura que existe dentro do PMDB.
Valmir Climaco deixou claro em vários momentos da entrevista que mesmo não sendo ele o presidente do PMDB as coisas do partido passam por sua mão e chegou a afirmar que “Wilmar Freire não tem poder para fechar com nenhum partido político e que ele se quiser ir para o lado do Prefeito Roselito Soares, irá sozinho, não levará o partido”. Disse ainda que se depender dele, na hora em que Wilmar Freire assumir qualquer cargo na atual Administração, ele irá pedir o seu afastamento, pois é sem a ordem do partido e ratificou e em alto e bom tom, no português claro “e sem a minha ordem.”
Logo após entrevistar Valmir Climaco, Diego Mota procurou Wilmar Freire para que o mesmo pudesse se manifestar quanto às declarações de Valmir Climaco. Wilmar Freire, iniciou afirmando que nunca foi consultado quanto à questão da nomeação de Peninha para o DETRAN e por isso, também acha que não tem que consultar suas articulações políticas. Quanto à possibilidade de sair do PMDB, levantada por Valmir Climaco, Wilmar Freire disse que poderá sair ou não, tudo depende da direção do partido em Belém, onde tem muitos amigos, mas disse que “a porta da rua e a serventia da casa”. Destacou sua história no PMDB e foi categórico em afirmar que não sobe no mesmo palanque em que Peninha estiver, nesta ou em qualquer conjuntura política.
O grande responsável por esse racha no PMDB é de fato a ida de Peninha para a Superintendência do DETRAN de Itaituba, coisa que não agradou Wilmar Freire, devido a divergências políticas históricas e por fatos que transcendem as questões e interesses políticos, indo para o plano pessoal e familiar. Já para Valmir Climaco, Peninha é peça essencial para o sucesso de sua campanha em 2008, devido a sua experiência e capacidade política, e essas qualidades Valmir Climaco não quer abrir mão.
Com esta crise dentro do PMDB, o grupo de Roselito Soares é o mais favorecido, visto que já existe uma proximidade muito grande entre Wilmar Freire e Roselito Soares. Porém as pré-candidaturas de Blackie Pereira (Lira do Posto Mimoso), Afábio Borges, Dudimar Paxiúba, também foram beneficiadas, pois se percebe que dia a pós dia a candidatura do PMDB vai perdendo força, seu grupo vai se pulverizando e migrando para outros grupos políticos.O emblóglio político está formado, tudo por causa de não se respeitar aquela velha máxima política de que não se deve falar demais, pois às vezes custar muito caro, até mesmo uma eleição. Lembrem-se disso, Aderbal de Itaituba. Você anda falando demais!!!
* Pedagogo e pós-graduado em Administração Educacional

Nenhum comentário: