sábado, 10 de maio de 2008

Oficina de cerâmica

Com o apoio da Fundação Curro Velho da Secretaria Estadual de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo as Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) realizarão no período de 14 a 23 de maio no Espaço de Arte do Núcleo Cultural mais uma oficina de produção e aprimoramento técnico da arte cerâmica em Santarém.

Esta oficina faz parte de um projeto iniciado pela FIT em 2001 visando tornar a produção ceramista uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos nossos antepassados em uma atividade desenvolvida economicamente viável, proporcionando emprego e renda na nossa região.
Desde então a instituição de ensino com o patrocínio de instituições públicas e privadas já realizou inúmeras oficinas de capacitação de artesãos ceramistas, seminários sobre a importância e a viabilidade econômica da produção ceramista, exposições de resultados visitas técnicas em museu, sítios arqueológicos e ateliês e, com o patrocínio do Banco da Amazônia, lançou em 2006 o Catálogo “Iconografia Santarena – figuras zoomórficas e antropomórficas dos artefatos tapajônicos” – que apresentou os resultados das oficinas do projeto que resgatou e aprimorou a produção das réplicas das peças da cerâmica arqueológica de Santarém, os vasos de gargalos, cariátides, as estatuetas antropomórficas e os muiraquitãs e principalmente os grafismos, as incisões e apliques deu formas zoo e antropomórficas encontradas nas peças produzidas pelos talentosos ceramista tupaius.

Nesta oficina que será ministrada pelo conhecido artesão Ararê Marrocos, proveniente de Belém, os artesãos que já estão habilitados na produção de réplicas arqueológicas, poderão agora capacitar-se na produção de novos tipos de peças até então pouco trabalhadas e conhecidas em Santarém como: peças de decoração, adornos, esculturas, painéis, instalações, objetos de utilidade domésticas e etc. As oficinas serão inteiramente gratuitas. Os interessados deverão se inscrever no Núcleo Cultural, sendo o número de vagas limitado.

Nenhum comentário: