sábado, 10 de maio de 2008

EIA-RIMA deve ficar pronto ainda este ano

Darte Vasques
Agência Amazônia

A Cargill Agrícola S.A., anunciou nesta quinta-feira (08) juntamente com a Consultoria Paulista de Estudos Ambientais Ltda (CPEA), empresa de consultoria contratada para desenvolver o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) do seu terminal portuário de Santarém, região Oeste do Estado, que o novo estudo de impacto ambiental encerrou a fase de diagnósticos.

Afonso Champi Júnior (foto), diretor de assuntos corporativos da Cargill, afirmou ao blog, que a empresa é um multiplicador de empregos. “A importância nossa entendemos é pela geração de oportunidades que se coloca com a criação de um porto. Estima-se, por exemplo, que cada criação de emprego num porto, cria entre cinco e dezessete empregos em outras atividades”, comentou lembrando que só em Santarém, são gerados quase 100 empregos direitos e indiretos.

Sérgio Luís Pompéia, presidente da CPEA, explicou o andamento do EIA-RIMA. “Agora encerramos a fase de diagnósticos e está começando a avaliação de impactos que deverá ficar pronta entre 45 a 60 dias. Posteriormente vamos definir os programas ambientais, mitigação, ou de compensação no caso de impactos irreversíveis. Esses programas vão ser conversados com representantes da comunidade, pessoas que tem conhecimento técnico da região. E vão ser apresentados de novo, antes das audiências públicas para formatação desses programas”, salientou Pompéia, considerando a necessidade do novo estudo devido ele ter uma abrangência maior do que o estudo que foi feito.

Nenhum comentário: