Nem Estado nem União governados pelo PT, conseguem superar a míope política e enxergar Itaituba no cenário político, apesar de Itaituba ser uma cidade pólo, pois ao seu redor estão os municípios de Jacareacanga, Trairão, Novo Progresso, Rurópolis e Aveiro que dependem da infraestrutura que Itaituba possui nas áreas de saúde, instituições bancárias e de órgãos estaduais e federais.
Mesmo com toda importância política que Itaituba tem na região, a mesma está sendo duramente castigada pelos governos petistas de Ana Júlia e Lula, que priorizam suas legendas políticas em detrimento dos interesses coletivos, pois cidades que são administradas por governos petistas e por seus aliados não faltam recurso e não há dificuldades para repasse de verbas. Já municípios em que a administração é comandada por legendas contrárias ao governo federal e estadual, estes comem o pão que o diabo amassou, vivem a míngua. Ou seja os direitos dos cidadãos são desrespeitados para atender interesses partidários.
Exemplo claro disto é o tratamento dado a Santarém em relação à Itaituba. Se não vejamos. Itaituba foi um dos primeiros municípios do Estado do Pará a se credenciar junto ao PAC, pra ser mais exato no dia 08/12/2006 e até a presente data não recebeu nada por parte do governo federal. Por sua vez, Santarém se credenciou no PAC no dia 03/05/2007 e já tem confirmado mais de 100 milhões de reais para ser aplicado em infraestrutura e saneamento.
A cortina de fumaça que utilizaram para beneficiar Santarém é o critério de números de habitantes por município, mas sabemos que o critério real é o de identificação política, ou seja, municípios administrados por prefeitos do PT e de seus aliados.
Enquanto Santarém cresce de forma acelerada para garantir a reeleição de Maria do Carmo, com o dinheiro do PAC, aqui em Itaituba a estratégia é diferente, querem deixar Itaituba a míngua para que o candidato do PT possa ter alguma chance no próximo pleito eleitoral. Com esta forma esdrúxula de fazer política, acabam por comprometer toda uma população que outrora estava esperançosa com este novo governo estadual, mas agora consegue perceber que esse governo é revanchista. Isto ficou claro quando da primeira visita da governadora em Itaituba, onde na oportunidade a mesma fez questão de lembrar que tinha perdido a eleição aqui, mostrando que não estava à vontade e que não via com bons olhos a nossa cidade e nossa região. Desrespeitando inclusive os petistas que fizeram campanha e votaram para ela.
Deve ser por isso que enquanto Santarém cresce, Itaituba padece nesse governo petista, pois nem mesmo a Orla da cidade que já estava bastante adiantada no governo passado, no atual governo, anda a passos de tartaruga. Para piorar os integrantes do partido aqui mentem na TV dizendo que a prefeitura está inadimplente, falácia que foi desmentida com documentos pela atual administração e que pode ser acessada pela população no SIAF através da internet.
É inegável que muitos secretários estaduais deste novo governo já estiveram aqui em Itaituba, mas todos são portadores de más notícias, pois quando aqui estão não declaram nenhuma obra, pelo contrário, descartam obras e serviços prometidos em campanha pelo governo atual, como foi o caso das declarações do deputado do PT licenciado para ocupar o cargo de Secretário de Transporte Valdir Ganzer. Tenho certeza que os itaitubenses trocam essa grande quantidade de visitas por obras, pois a presença do Estado não se faz com visitas físicas, mas com obras e serviços que venham atender os interesses da população.
Dayan Serique é itaitubense, pedagogo e pós-graduado em Administração Escolar
Um comentário:
Cumé mesmo que santarém tá crescendo? de forma o quê? acelerada? quando? pra onde? que Santarém? a de Portugal? AHHHH sim, tão tá bom!!!!
Postar um comentário