sábado, 3 de maio de 2008

Belterra comemora seus 74 anos

Raimundo N. Silva
Especial para
Agência Amazônia
A Corrida do Dia do Trabalho, promovida pela prefeitura de Belterra, abriu oficialmente as comemorações pelos 74 anos de fundação da cidade, no oeste do Estado. Realizada em um percurso de 13 quilômetros, a prova teve a participação dos trabalhadores do Executivo municipal e premiou os primeiros colocados. A Secretaria de Cultura de Belterra patrocina a programação, que se estende até amanhã, data do aniversário, com shows e apresentações culturais, como torneios esportivos, show de calouros, gincana cultural, exposições de produtos da feira da produção familiar, palestras educativas e apresentações teatrais.
A Feira da Produção Familiar é a novidade deste ano e foi elaborada através da Secretaria Municipal de Agricultura, para incentivar o pequeno produtor a expor e vender produtos oriundos da agricultura familiar. Toda a programação acontece na Praça Brasil, local escolhido pela coordenação para o evento.
Hoje e amanhã, os moradores participam da tradicional Gincana Cultural, onde as equipes do Raça, Pirata e Relâmpago disputam o melhor desempenho nas tarefas. A equipe que desenvolver melhor as tarefas, será a campeã deste ano.
O milionário norte-americano Henry Ford, um dos criadores da indústria automobilística, participou ativamente da colonização de Belterra, a quem chamou inicialmente de Bela Terra, quando se dedicou à produção de borracha na Amazônia. Ford queria investir no cultivo racional de seringa na região e, para isso, criou uma cidade com toda a infra-estrutura necessária, inclusive casas ao estilo norte-americano, para abrigar funcionários que vinham do Estados Unidos trabalhar no projeto, às margens do Rio Tapajós.
Grande parte do pessoal que passou a trabalhar no projeto é oriunda do Nordeste brasileiro. Localizado no coração da Amazônia, Belterra é um município dotado de belas praias de rio, dentre as quais, as mais visitadas são as de Pindobal, Aramanaí, Cajutuba e Porto Novo.

Nenhum comentário: