sexta-feira, 13 de abril de 2007

PM membro do grupo de extermínio é preso em Santarém

A Polícia Federal prendeu ontem, no município de Santarém, no oeste do Estado, o soldado Valdemar Silva, da Polícia Militar de Pernambuco. A prisão fez parte dos 28 mandados de prisão expedidos pela justiça federal e que culminou com a realização da Operação Aveloz.
O delegado Gecivaldo Guimarães Ferreira foi quem cumpriu o mandado. Ele disse que o soldado foi preso às 6 horas da manhã na residência de seu irmão e que não resistiu à prisão quando foi abordado pela equipe de agentes. 'Não sabemos muita coisa sobre o caso. Apenas cumprimos uma determinação judicial', limitou-se a dizer o delegado.
Valdemar Silva, que estava de férias em Santarém, foi ouvido durante à tarde de ontem na sede da superintendência da PF local e depois foi encaminhado à casa Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, na comunidade de Cucurunã, onde aguarda o seu recambiamento para o município de Caruaru, em Pernambuco, de onde veio a ordem de prisão. Antes, ele foi levado ao Instituto Médico Legal, onde passou por exame de corpo de delito. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a transferência para Pernambuco, informou Gecivaldo. 'A polícia Federal também apreendeu uma arma junto com o soldado, que é suspeita de ter sido utilizada em crimes praticados pela quadrilha que o policial integra', disse o delegado.
A casa onde o policial residia em Santarém não foi localizada pela reportagem. A prisão de Valdemar pode está relacionada a alguns assassinatos que aconteceram no município e que se configuraram como extermínio. Mas a PF não quis comentar o caso.
O nome da operação, Aveloz, vem de uma planta típica do agreste e sertão nordestinos que tem uso fitoterápico e, segundo a cultura popular, serve para curar o câncer.

Nenhum comentário: