Quem ainda acha que estudar não vale a pena nem aqui nem na China, está muito enganado. Em entrevista exclusiva ao Jornal de Santarém & Baixo Amazonas Joel Shigueru Yamanaca, revelou a nossa reportagem que no próximo dia 28 de março, está previsto a visita em Santarém, no Oeste do Pará, de Rosa Kamada, representando o Consulado Geral do Japão em Belém. Kamada estará no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) às 19:00hs, da quarta-feira (28), para falar a toda sociedade santarena, da região Oeste do Pará e principalmente acadêmica presente, sobre bolsas de estudos que o governo nipônico oferece aos egressos dos cursos de bacharelado, além da economia japonesa.
Preliminarmente, estão aptos a se submeterem aos exames os estudantes formados em cursos de graduação de qualquer área com duração de pelo menos 4 (quatro) anos. Em Santarém atualmente estão em pleno funcionamento cerca de oito instituições de ensino superior, entre públicas e privadas. Só na FIT, instituição de ensino onde será sediado o evento, seis cursos atendem aos requisitos mínimos, sendo eles, Administração, Biologia, Contabilidade e Enfermagem, com duração de quatro anos a graduação em cada, além de Direito e Economia de cinco anos de duração.
Os interessados participarão de um processo seletivo onde terão que atender a alguns requisitos de caráter eliminatório, como por exemplo, ter primeiramente fluência na língua inglesa ou para quem se arrisque no próprio japonês, no qual se submeterá as provas que são dividas em duas fases. A primeira prova será escrita e os candidatos aprovados serão submetidos a um segundo exame oral, claro que tudo “ao pé da letra”, no mais puro idioma estrangeiro sobre o tema escolhido para o mestrado ou doutorado.
Joel Yamanaca, que é quem está organizando o evento, revelou ainda que o consulado oferece passagem de ida e volta para o país do Sol nascente para os interessados estudarem mestrado ou doutorado em qualquer universidade japonesa, com todas as despesas pagas: alimentação, acomodação, o fator principal por qual estarão lá, a universidade e demais despesas correlacionadas. “Além disso é oferecido ainda uma gorda “mesada” de aproximadamente U$ 2,000 (dois mil dólares) a cada estudante”, completou Yamanaca.
sexta-feira, 2 de março de 2007
Consulado japonês oferece bolsa de estudos com U$ 2,000 mensais
Organizador do evento o economista Joel Shigueru Yamanaca
Postado por Darte Vasques às 05:58:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário