segunda-feira, 6 de julho de 2009

Golpe em Honduras: Presidente é barrado

VEJA

O Exército de Honduras colocou veículos sobre a pista de pouso do aeroporto internacional de Tegucigalpa neste domingo, quando o avião do presidente deposto, Manuel Zelaya, se preparava para pousar, informou a agência de notícias France-Presse.
Segundo a agência, o avião pousou em Manágua, capital da Nicarágua.
O bloqueio do aeroporto ocorreu na hora anunciada para a chegada de Zelaya, deposto e expulso de Honduras há uma semana pelos militares.
Pelo menos duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em choques entre militares e partidários de Zelaya que queriam recebê-lo na zona do aeroporto, informou à France-Presse um oficial da polícia.
“Temos dois mortos e dois feridos. A polícia não atirou. Foram os militares, porque os manifestantes estavam forçando a entrada na pista” do aeroporto, disse à agência o comissário Mendoza.
Um câmera da rede de televisão Al Jazeera, Alfredo de Lara, revelou à France-Presse que viu um menino com entre 10 e 13 anos "morto no chão", além de outros três feridos em estado grave. Segundo testemunhas, uma jovem de 18 anos também foi morta no confronto.
O conflito ocorreu quando milhares de manifestantes, armados com pedaços de pau, tentaram passar pela vala em torno da base da Força Aérea, no lado sul do aeroporto.
As tropas hondurenhas também atiraram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os partidários de Zelaya.
Pelo menos 30 mil pessoas foram ao aeroporto internacional de Toncontin para receber Manuel Zelaya, que anunciara sua volta ao país na tarde de domingo.

Nenhum comentário: