quarta-feira, 2 de julho de 2008

Mototaxistas disputam passageiros no braço

Darte Vasques
Jornal de Santarém

Ontem, terça-feira (01º/07) um grupo de mototaxistas cadastrados na Secretaria Municipal de Transportes Públicos e Trânsito de Santarém (SMT) e associados ao SICAMS (Sindicato dos Condutores Autônomos de Mototaxistas do Município de Santarém) entraram em confronto com um grupo de mototaxistas ‘clandestinos’ em frente ao prédio da Subdelegacia do Ministério do Trabalho. Até a Polícia Militar teve que ser chamada para acalmar os ânimos dos motoqueiros.

Raimundo Elionaldo, eleito recentemente presidente do SICAMS, relatou o fato. “Segundo um colega nosso associado, ele deixou uma passageira no Ministério do Trabalho e ficou aguardando ela ser atendida para levá-la de volta. Nesse intervalo ele fez uma outra corrida saindo do próprio Ministério. Quando ele voltou pra sair com a passageira que ele estava esperando, eles (mototaxistas ‘clandestinos’) agrediram ele. Dizendo que lá quem mandava eram os ‘clandestinos’, que o ponto era deles e que ele não tinha nada que está lá fazendo corrida”.

Elionaldo disse ainda que não se surpreende com o episódio. “Eu estava achando que estava demorando muito. Porque provocar eles (mototaxistas ‘clandestinos’) provocam muito. Eu já fui provocado várias vezes. Só que eu não dou confiança, porque na verdade quem tem que fazer justiça não sou eu, e sim a Secretaria de Transportes. Mas todo aquele que der confiança a provocação deles vai dar porrada, porque eles provocam mesmo. Não são todos, mas tem uns que de vez em quando provocam”, finalizou o presidente do SICAMS.

Já o titular da Secretaria Municipal de Transportes Públicos e Trânsito, Joaquim Aquino, que ‘herdou’ a SMT e junto os seus embaraços do indicado a vice-prefeito pelo PMDB, José Antônio Rocha, assegurou que irá tomar as devidas providências. “A Secretaria Municipal de Transportes vai tomar todas as providências para que isso não ocorra mais. Ontem (terça) aconteceu esse fato, mas eu acredito que tenha sido entre as duas pessoas, e não entre as classes”, falou Aquino, cometendo uma infeliz colocação, quando afirma que aprecia como uma intriga pessoal, um arranca-rabo que levou três mototaxistas ‘clandestinos’ ao Pronto Socorro.

Joaquim Aquino apela aos santarenos que não utilizem os ‘clandestinos’. “A gente pedi a população mais uma vez, que não peguem ‘clandestinos’. Nós temos os nossos mototaxis oficiais. Mototaxis esses que fizerem cursos, tem garantia da prefeitura, tem seguro, então, são pessoas habilitadas pra fazer esse tipo de serviço. Não entregue a sua vida a pessoas que não tem habilitação para transportar as vidas alheias”, concluiu o secretário dizendo que as equipes da SMT sempre estão atuando com fiscalizações nas ruas e coibindo prática s ilegais.

Nenhum comentário: