segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ladrões morrem após caírem em avião roubado

Jornal O Atual
Reginaldo Ribeiro


Segundo informações da Polícia Civil de Novo Progresso, sudoeste paraense, o avião monomotor do tipo Skylane, de prefixo PT-IFX, foi roubado do aeroporto do município e caiu poucos minutos após a decolagem. De acordo com a polícia, cinco pessoas fortemente armadas e envolvidas com tráfico de drogas na região, sendo quatro brasileiros e um boliviano, invadiram o aeroporto local, renderam o vigia e roubaram um avião monomotor. Duas pessoas morreram no acidente.
Os traficantes chegaram ao aeroporto por volta de 21hs do sabádo (5/04) e tentaram roubar um dos sete aviões que estavam no pátio. “Mas os aviões tinham uma trava de segurança e isso atrasou a ação dos bandidos”, disse o delegado de Novo Progresso, Antônio Carlos Silva. Segundo o delegado, os traficantes conseguiram decolar somente às 3h de domingo. “Enquanto isso, eles mantiveram o vigilante do aeroporto como refém, por mais de cinco horas”.Antônio Carlos disse ainda que, apenas dois traficantes embarcaram no monomotor. Os outros três ficaram em solo para dar cobertura. O avião decolou, e como o piloto não conhecia a região, tentou seguir próximo à estrada, mas caiu logo depois. As duas pessoas que estavam no monomotor morreram. Eram eles: o boliviano Hector Suarez Basadre, 38 anos, que pilotava o avião, e Carmo Estevan de Oliveira, natural do município de Teófilo Otoni (MG).
Os outros três que ficaram em solo conseguiram fugir em um carro. Informações dão conta de que o avião que pertence a uma pessoa identificada como “Maurão”, caiu em uma área de floresta, próximo à uma lagoa. A queda do monomotor não atingiu casas, pois o aeroporto municipal fica a dez quilômetros da área urbana de Novo Progresso.
O delegado Antônio Carlos informou que a área é rota de tráfico de drogas e a ação planejava o transporte de cocaína para o Mato Grosso, estado que faz fronteira com o município. Policiais civis da Delegacia de Novo Progresso e policiais federais estão na área e investigam as causas do acidente. A polícia também faz buscas à procura dos três traficantes foragidos, mas encontra dificuldades, pois o município fica em uma área isolada e a única via de acesso ao local do acidente, a BR-163, está em condições precárias. Os corpos foram encaminhados ao necrotério do município.

Ontem à tarde, o vigilante do aeroporto, Valmor Feliciano de Almeida, prestou depoimento à policia e detalhou como os cinco traficantes lhe renderam.

Nenhum comentário: