Profissionais, representantes de empresas do ramo, funcionários públicos e autoridades participaram do 1º Baile do Contador, no Salão Curuá-Una do Amazon Park Hotel em Santarém. O evento realizado em comemoração ao Dia do Contabilista que é comemorado em 25 de abril foi bastante prestigiado pela sociedade.
Durante o transcorrer do Baile, foram homenageados os contabilistas Osvaldo Corrêa da Silva e Arnaldo de Sousa Lopes, que receberam plaquetas pelos relevantes serviços prestados na área contábil na Região Oeste do Pará. A homenagem é feita aos profissionais pelo grande reconhecimento. O contabilista Raimundo da Silva Peleja, recebeu das mãos do Presidente do Conselho Regional de Contabilidade no Pará, José Nonato da Silva, justa homenagem, com a entrega de plaqueta alusiva aos 30 anos de registro como técnico em contabilidade. As contabilistas não foram esquecidas. Receberam uma mimosa lembrança pela passagem do Dia do Contabilista.
Compareceram a solenidade José Nonato da Silva, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade no Pará juntamente com sua esposa, vindos da capital do Estado especialmente para o evento, dando mais credibilidade e abrilhantando o Baile. Presente ainda o Delegado do Conselho Regional de Contabilidade Anderson Dezincourt, o delegado da Receita Federal do Brasil em Santarém, Moacyr Mondardo Júnior, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico Social (SEMDES), Conceição Lima, a Secretária de Finanças, Rosilane Evangelista, entre outras autoridades.
O evento, verdadeiro sucesso, sob a coordenação dos contadores Anderson Carlos, Neusa Martins, Dárcio Augusto, Maria Madalena, Reinaldo Ferreira, Dilma Martins, José Bastos e Jorge Nogueira, marcou os primórdios da nova coordenação. O objetivo principal dos eventos realizados pelo Conselho Regional de Contabilidade, Delegacia de Santarém, mais o Sindicato dos Contabilistas de Santarém é o fortalecimento e valorização da classe contábil.
A solenidade foi encerrada como sendo uma data que ao ser comemorada traz à memória, faz recordar de forma solene e festiva um determinado momento. “O dia 25 de abril é um desses dias que merece uma comemoração de forma toda especial. É o dia do contabilista, profissional de cujo trabalho dependem as empresas e demais entidades sob os mais variados aspectos. O profissional da contabilidade tem sido continuará sendo indispensável à sociedade”, disse Conceição Lima, titular da SEMDES.
Retrospectiva
Os profissionais da contabilidade do início do século XX, já sentiam a necessidade de se organizarem para colocar a contabilidade no seu verdadeiro pedestal, deixando o então guarda-livros para atender exigências mais técnicas de nosso primeiro Código Comercial Brasileiro, de 25/06/1850.
Em 1916, o senador João Lyra Tavares já defendia no Senado a conveniência de se regularizar o exercício da profissão, acentuando a merecida e geral confiança nos profissionais da contabilidade, e foi ele que, em 25/04/1926, no Hotel Términus, em São Paulo, num memorável almoço, agradecendo as homenagens que lhe prestavam os contabilistas daquele Estado afirmou a certa altura: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o dia dos Contabilistas Brasileiros”. Estava instituído o “Dia do Contabilista”, não por decreto, mas por afirmação da vontade de um homem, que os seus colegas transformaram em realidade.
Mesmo com toda a luta do senador João Lyra Tavares, de Carlos de Carvalho e tantos outros profissionais que engrandeceram a classe, a regulamentação do ensino comercial no Brasil só ocorreu em 30/06/1931, com o advento do Decreto n° 20.158. Todavia, o dia mais marcante para a classe contábil foi o da assinatura da Lei n° 9295/46, quando a classe assumiu a sua maioridade.
Darte Vasques
Nenhum comentário:
Postar um comentário