quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Corrida do ouro: mais de mil garimpeiros já deixaram Apuí

Mil dos cerca de seis mil garimpeiros que foram a Apuí (AM) atraídos pelo garimpo de ouro às margens do Rio Juma já deixaram a região, depois de perceberem que "a coisa não é bem assim". Segundo o prefeito da cidade, Antonio Roque Longo, 70% dos que ainda tentam algo na área são moradores da cidade ou de localidades adjacentes. Na última sexta-feira (16), a Cooperativa Extrativista Mineral Familiar do Juma (Cooperjuma) conseguiu um CNPJ e o registro na Junta Comercial do Amazonas (Jucea), o primeiro passo para legalizar a área, explorada ilegalmente desde novembro do ano passado. Enquanto isso, a cooperativa busca a licença ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) continua fazendo a pesquisa do subsolo e os acessos à área, mapeados via satélite, são controlados pelas Polícias Federal e Militar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu nome é Yoo Na Kim, sou jornalista e trabalho com a mídia coreana em São Paulo... Estou fazendo uma pesquisa sobre o caminho do ouro... Será que poderia me ajudar me indicando o contato (telefone ou email)da Cooperativa Extrativista Mineral Familiar do Juma (Cooperjuma)??
Meu email é kim.yoona@gmail.com
Aguardo resposta!!
Obrigada!!