domingo, 27 de janeiro de 2008

Placas tem pepino gigante

Agência Amazônia

A vocação para a agricultura do município de Placas, no Oeste paraense, chamou a atenção de muitos produtores e agricultores da região nesse inicio de ano. Tudo porque na horta caseira da senhora Lucelena Mello foi encontrado um pepino gigante. A hortaliça fruto pertencente á família cucurbitácea, mas que parece ter outro parentesco, impressiona pelo tamanho e chegou a pesar 20 kg e medir 85 centímetro de cumprimento e 1,05 metro de circunferência.

Segundo dona Lucelena, não é a primeira vez que isso acontece em sua horta. “O fato é que um pepino tamanho gigante tem se desenvolvido aleatoriamente na hortinha no fundo do quintal”, afirma.

O pepino ainda está em fase de crescimento. Várias pessoas que visitaram a planta ainda não souberam explicar o fenômeno. A senhora Lucelena disse que nenhum tipo de adubo foi usado para enriquecimento do solo tudo aconteceu normalmente, menos o crescimento desordenado do pepino.

O pepino é uma Curcubitácea assim como as abóboras, o chuchu, a melancia e o melão. Originário da Índia tem sido cultivado desde a Antiguidade na Ásia, África e Europa. Foi trazido para a América por Cristóvão Colombo. O pepino contém pequena quantidade de vitaminas A, C, B1, B2, e de sais minerais. É uma hortaliça refrescante, ideal para consumo em dias quentes.

Nenhum comentário: